O Instituto ABAD foi criado em 2006 com o objetivo de ser o braço social do segmento atacadista distribuidor. Seu papel é propor, elaborar, implantar e executar ações e projetos nas áreas social, ambiental e educacional, por meio de investimento social privado, de forma integrada e articulada com os diversos segmentos da sociedade.

Tendo como visão consolidar-se como agente indutor de desenvolvimento responsável e sustentável, o Instituto trabalha pautado por valores como transparência, ética, profissionalismo, respeito à diversidade e inclusão social.

Em 2010, recebeu a qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o que possibilita aos investidores e doadores deduzirem como despesa o valor investido ou doado até o limite de 2% do lucro operacional.

A seguir, uma visão geral do Instituto ABAD, por área de atuação.

Diretrizes Estratégicas


Atuação Integrada do Setor

Há um movimento mundial de preocupação com as causas sociais e ambientais e uma agenda nacional de questões relacionadas a esses temas. Isso faz com que as empresas desenvolvam, atreladas ao seu negócio, ações de Responsabilidade Social Corporativa, por meio de Investimento Social Privado.

Empresa responsável socialmente é aquela que se preocupa com o meio ambiente, com seus clientes internos e externos, com a comunidade onde está inserida. Ela procura desenvolver ações e projetos de caráter social e ambiental, envolvendo seus colaboradores por meio de voluntariado corporativo e disponibilizando espaço para comercialização solidária em seus pontos de venda. Pode também investir em projetos de desenvolvimento local com potencial de promover acesso à educação e gerar trabalho e renda, com consequente aumento no consumo.

A ABAD, suas Filiadas, o setor Atacadista Distribuidor e toda cadeia produtiva estão inseridos neste grande movimento de Responsabilidade Social Corporativa.

O Instituto ABAD tem um papel de transformação social, atuando com o conceito de Responsabilidade Social Corporativa, por meio de Investimento Social Privado.

A dinâmica adotada é identificar as demandas e suas conexões com as oportunidades do setor atacadista distribuidor e respectivas cadeias produtivas.

Nesse contexto, o Instituto ABAD assume o papel de gestor de ações e projetos sociais e ambientais, sendo um elemento propulsor da ABAD e suas Filiadas na medida em que articula e mobiliza parceiros locais, influencia políticas públicas e, com isso, fortalece a marca do setor atacadista distribuidor.
 
Atuação Integrada do Setor
 
O Instituto ABAD atua em rede integrada e articulada com diversos segmentos da sociedade tais como:

Empresas
Trabalhadores
Sociedade Civil Organizada
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Organismos Nacionais e Internacionais
 Universidades
Instituto ABAD em Rede
O Instituto ABAD desenvolve suas ações e projetos por meio de cinco eixos de atuação
 
Diagnóstico
Identificar necessidades e potencialidades – Linha de Base / Marco Zero

Articulação
Atuar com diversos segmentos da sociedade – parceiros locais

 Capacitação
Ofertar capacitação e formação para público do projeto e equipe do Instituto.

Comunicação
Mostrar o que se faz e os resultados a todos os envolvidos

Avaliação
Avaliar as ações e projetos em busca de resultados e impactos
     



Visite o site oficial da ABAD:  www.abad.com.br